Horizonte 2020

O que é o Horizonte 2020?

O Horizonte 2020 é o programa-quadro de financiamento europeu para a investigação e inovação da União Europeia e dispõe de uma dotação de 77 mil milhões de euros para o período de 2014 a 2020, distribuídos por três pilares de acção prioritários:

Através do Horizonte 2020 as empresas poderão reforçar e melhorar as suas competências em I&D, integrar redes europeias de tecnologia e obterem apoio na transformação de ideias inovadoras em produtos e serviços com um potencial de comercialização real.

Os participantes têm duas formas de se envolver nas candidaturas, ou como coordenadores de uma ideia própria ou aderindo a um consórcio em formação, liderado por terceiros.
As candidaturas deverão incluir, regra geral, três parceiros e as ideias terão que ser apresentadas em equipa, como forma de promoção e aumento do networking.

A linha de financiamento dedicada às PME´s, designada por SME Instrument, foi criada com o objectivo de financiar projetos na área da inovação. Nesta linha de apoio podem ser apresentados projectos individuais ou em parceria, existindo três fases:

O quadro seguinte apresenta as calls abertas de apoio às PME no âmbito do Horizonte 2020: